2016 por patrícia cividanes

Computadores e Ética Profissional:

O que é preciso saber!

Evidentemente existe uma certa vulnerabilidade nos meios virtuais, por isso alguns cuidados devem ser tomados antes de iniciar um atendimento online pois o ambiente virtual pode não ser totalmente seguro.

 

As ações abaixo minimizam drasticamente os riscos, leia as recomendações:

  • Certifique-se que a sua conexão é de boa qualidade e que suporta o trafego de dados de video e audio;

 

  • Agende as sessões em horários em que você não seja interrompido, em um ambiente adequado, protegido e privativo;

 

  • Caso esteja em casa, avise seus familiars que durante um certo tempo você não deve ser interrompido;

 

  • Se possível use fones de ouvido e microfone próximo ao corpo para evitar que as conversas sejam escutadas por terceiros; 

 

  • Não use computadores públicos em lanhouses, universidade ou no seu trabalho, lembre que você estará tratando de temas muito particulares e que merecem cuidado;

 

  • Garanta que seu perfil está protegido por senha e que outras pessoas  não tenham acesso;

 

  • Nunca deixe programas abertos e desative as opções de “salvar senhas” do seu navegador e de “salvar histórico de conversas” em programas de video/audio conferência pois geralmente os programas arquivam as mensagens trocadas.

Sigilo e Ética profissional:

O psicólogo tem a obrigação de preservar e guardar sigilo sobre os atendimentos, conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Desta forma, todas as precauções tomadas pelo cliente listadas acima,  também serão tomadas pelo profissional. 

Links importante:

Código de Ética Profissional do psicólogo:  

http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia-1.pdf

Resolução CFP n°11/2012:

http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Resoluxo_CFP_nx_011-12.pdf 

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo:

http://www.crpsp.org

Conselho Federal de Psicologia: 

www.cfp.org.br

Conecta - Psi

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